segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Jagun o Guerreiro Branco.

Omolú. Trata-se de um Orixá Funfun, pois o culto a Jagun nasceu no Ekiti Efon, por esse motivo Jagun é cultuado no Axé Efon como um Orixá separado de Omolú. Antes dele ter ido para as terras de Omolú já existia seu culto no Ekiti, onde era sua terra natal. Assim também conta seus itans que Jagun teve passagem não só nas terras de Omolú, mas também nas terras de Ifé (Terra de Ogun) e Elegibô (Terra de Osayan). Pela ordem do meridilogun, Jagun responde no Odú Ejionilê (oitavo Odu) Odú regido por Oxaguiã, Odú no qual também respondem outros Guerreiros Brancos como Ogun-Já e Oxaguiã Ajagunãn. Pela ordem de chegada dos odus, o culto a Jagun nasceu no Odu Okaran.

Os filhos de Jágun, tem aparência jovem, são autoritários, arrogantes, guerreiros, justiceiros, briguentos e agitados, fortes na adversidade, costumam fazer tudo à sua maneira, ouvem conselhos dos outros, mas costumam seguir sua própria vontade…São pessoas trabalhadoras, gostam de tudo rápido, exigem asseio, limpeza; são pessoas impulsivas; pessoas de espírito livre; enjoam de tudo facilmente; são dados a paixões violentas e passageiras, são curiosos, adoram viajar. Possuem grande proteção espiritual, boas amizades e, quase sempre, caminhos abertos. Possuem comportamento delicado, são honestas, dedicadas e atenciosas. Vivem com grandes esperanças, estão sempre apaixonadas, são sonhadoras, sofrem e se desdobram para ajudar e defender os amigos. Quando são repudiados ou sofrem algum tipo de traíção podem se tornar extremamente vingativas e amargas. Apesar de serem guerreiras e obstinadas, as pessoas de Jágun, às vezes se isolam preferindo ambientes calmos e tranquilos. A personalidade dos filhos de Jágun é um misto de caracteristicas de Ogun, Omolú e Oxaguiã.

4 comentários:

  1. - Esse trabalho foi realizado,para a contribuição cultural direcionada as casas de Candomblé com fotos e histórias individuais de cada Orixá. Não tendo a intenção de agredir ou mesmo degrenir as vertentesde qualquer cultura vinculada aos conhecimentos oriundos da Africa. Com amor e carinho desse ser espiritualmente afro-descendente Babalorixá Nilton de Jagun.

    ResponderExcluir
  2. Nosso pai , amigo , companheiro .. lindo o blog
    agora iremos cada vez ficar mais a fundo do nosso
    axé !

    ResponderExcluir
  3. Paizinho lindo,que me apoia sempre em q eu preciso de um ombro amigo,que me apoio quando me faltou o chão!!Este blog esta bem explicativo!!Parabéns!!

    ResponderExcluir